segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PT e PSDB declaram guerra virtual

Partidos monitoram comentários na internet sobre pré-candidatos e se referências a eles são positivas ou não. Em Brasília, a Pepper (empresa que presta serviço de comunicação para o PT) já faz o rastreamento de rumores negativos para o governo federal, além do monitoramento de perfis falsos da presidente Dilma. Na Semana Santa o partido vai promover uma espécie de “Campus Party” em diversas cidades do Estado para articular uma atuação integrada na rede.

Entre os tucanos, Xico Graziano, um dos principais assessores do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vai montar a equipe de internet da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Graziano encomendou um levantamento da “reputação digital” de Aécio, nome que se dá ao estudo da origem e qualidade das menções feitas a alguém nas redes.

Sua principal missão é medir o alcance de boatos que são vinculados ao nome de Aécio. “O PT tem uma rede de blogueiros em seu bolso, que se dedica a dizer que ele não passa de um bon vivant’. Meu trabalho é mostrar o Aécio gestor”, diz Graziano.

Mas há quem queira colocar pimenta no discurso oficial. Pedro Guadalupe, um jovem mineiro considerado prodígio em redes sociais, está entre os mais cotados para integrar a equipe de Aécio.

Em 2012, ele trabalhou com o marqueteiro do PT, João Santana, contra o candidato de Aécio em Belo Horizonte. Agora, quer fechar negócio com o senador. Para isso, criou um “cartão de visitas” que entra no ar hoje.

Intitulado “Dilma mente”, o site parece, à primeira vista, um sítio da pré-campanha petista. Mas, como o nome entrega, é crítico à presidente. “Jogo em alto nível. Ela é presidente e merece respeito. Mas sou mineiro, profissional, e acho que será ótimo trabalhar com Aécio”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário