sexta-feira, 4 de abril de 2014

Moradores do sítio Novo, Acopiara, também serão contemplados com habitações rurais


Dezenas de famílias participaram de mais uma reunião promovida pela Prefeitura de Acopiara no sítio Novo, Trussu, com foco no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), e tratando do início ao encaminhamento do cadastro e esclarecimentos de dúvidas.

O engenheiro Emídio Calixto informou que a Prefeitura vem trabalhando nesse projeto a mais de um ano. "A casa é um benefício único, vem com toda infraestrutura para uma família viver bem. Essa moradia tem uma área construída de 63,20 m² e contém uma varanda, dois quartos, um banheiro dentro de casa, sala conjugada de estar e jantar, cozinha e uma área de serviço", explicou o engenheiro.

O PNHR contempla agricultores que possuem renda bruta anual de até R$ 15 mil, devem possuir o terreno, o Número de Identificação Social (NIS), apresentar Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e demais documentos básicos. Segundo o secretário de Agricultura de Acopiara, Dr. Moreira, o programa PNHR em nosso município foi batizado pelo nome de Casa Nova, Novo Tempo e procura ampliar a qualidade de vida dos produtores rurais.

Já para o prefeito Dr. Vilmar esse projeto encanta. "Vamos fazer a permuta construindo uma casa de alvenaria no lugar da de taipa, que até prolifera doenças como a de Chagas. Também acreditando no associativismo preferimos que essas casas fossem construídas através das associações. Já estivemos nas sedes das associações do Transual, conversamos no sítio Escuro, Paus de Leite, Luna e agora no Sítio Novo. A necessidade por moradia do homem do campo é grande, mas não esquecemos da sede do município onde temos um projeto para cerca de 700 casas populares em Acopiara", explanou o prefeito.

Entenda o programa

Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais e abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes.
Os recursos para produção da unidade habitacional são oriundos do OGU e são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora.

O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da CAIXA, observados os requisitos constantes neste normativo.

Buscando integrar as ações voltadas ao combate da pobreza rural, o MDS e MCIDADES formalizaram Termo de Cooperação Técnica prevendo ação em parceria do Programa Cisternas com o PNHR, que visa a construção de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário