terça-feira, 26 de agosto de 2014

Aproveitamento recorde do Flamengo com Luxemburgo dobra até matemático: ‘Não cai’


Após cinco vitórias em seis jogos, não foi só a torcida que se rendeu ao Flamengo, mas também os números. Antes apocalípticos, hoje eles mostram uma equipe que surpreende. Do time que caminhava a passos largos para o rebaixamento, o Rubro-negro agora ostenta média melhor até mesmo que de campeão.

Desde que Luxemburgo assumiu, o aproveitamento é de 2,5 pontos por jogo, o que já compensou os pontos perdidos no início do campeonato e credencia o torcedor a voltar a ter ambições menos modestas.
— O desempenho do Vanderlei é espetacular. É uma pontuação melhor do que campanha de título (de dois pontos por jogo). É difícil ficar entre os três primeiros, mas pode buscar a pré-Libertadores — afirmou o matemático Tristão Garcia, que há um mês fazia as contas para o Rubro-negro não cair.

Com um aproveitamento tão alto (e que dificilmente deve ser mantido por tanto tempo), o matemático já nem faz mais contas contra a degola para o time da Gávea. Para ele, a média de pontos de Luxemburgo na era dos pontos corridos (de 1,68) já é suficiente para bater o martelo quanto ao futuro do Rubro-negro na competição.

— O Flamengo não cai — sentenciou Tristão, num otimismo incomum a ele. — O Vanderlei é um técnico pontuador. A história mostra isso.

Vale lembrar, no entanto, que em 2013 o histórico não foi suficiente para evitar que ele tivesse uma passagem ruim pelo Fluminense. Após quase quatro meses no comando, fez o pior Brasileiro de sua história, com aproveitamento de apenas 38,46% dos pontos. Até agora, ao que tudo indica a passagem pelas Laranjeiras foi só um ponto fora da curva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário