terça-feira, 26 de agosto de 2014

Guilherme Karam tem dificuldade para falar e comer, diz pai do ator

Guilherme Karam está internado há seis meses em um hospital do Rio de Janeiro para tratar da síndrome de Machado-Joseph, doença genética degenerativa do sistema nervoso. 

Alfredo Karam, pai do ator, contou nesta segunda-feira, 25, que o filho, de 56 anos, não consegue mais engolir os alimentos e se recusa a receber visitas. "A  doença progride: a fala é difícil de compreender, ele não tem equilíbrio, está com as juntas endurecidas e não tem mais capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos e corre o risco de engasgar e morrer. Os médicos fizeram uma gastrostomia, cirurgia que permite que a alimentação seja levada direto ao estômago", explicou Alfredo.

O Ministro da Marinha no governo João Figueiredo conta que, antes da internação, cuidou do filho em casa durante cinco anos. Ele relata que os quatro filhos herdaram a doença da mãe. "Dos que estão vivos, ele e a irmã estão enfermos. Na última novela que ele fez ('América', em 2005), já não estava bem, trabalhava se segurando nos móveis. As pesquisas médicas continuam, mas ainda não descobriram o antídoto para neutralizar os sintomas. A prioridade em achar a cura dessa doença não é tão grande quanto para o Alzheimer ou o Mal de Parkinson, que são mais divulgadas", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário