sábado, 20 de setembro de 2014

SAMU 192 chega em Acopiara


A população de Acopiara agora conta com o Serviço Móvel de Urgência - SAMU 192. O governador Cid Gomes fez a entrega da ambulância que terá sede na Avenida Chagas Piancó, Vila Aroeira. 


O prefeito Dr. Vilmar explicou que o SAMU é um serviço oferecido pelo Governo Federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.


Os acopiarenses ganham a segurança de um serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados, com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Os profissionais são preparados pelo SAMU 192 Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço.

O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar gratuitamente para o 192. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário