terça-feira, 20 de julho de 2010

TRE distribui as urnas eletrônicas



As eleições de 2010 podem custar, para o Governo Federal, somente no Ceará, um montante superior a R$ 12 milhões. Este valor compõe o Orçamento de custeio da Corte Eleitoral que corresponde aos gastos com o pleito, afora o pagamento de diárias e horas extras dos servidores do próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O Ceará terá um número aproximado de 21.055 sessões eleitorais, divididas em 123 zonas, em todos 184 municípios do Estado.

A estimativa foi repassada à reportagem do Diário do Nordeste pelo secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Sampaio. Ainda segundo ele, um total de 74.892 mesários serão necessários para atuarem em 18.723 seções eleitorais, sendo 4 mesários para cada seção eleitoral.

Este número pode ser reduzido, dependendo da quantidade de seções que poderão ser agregadas e assim, mais de uma seção funcionar com uma mesma urna eletrônica. Atualmente, foram catalogadas 2.339 agregações, o que reduz o número de seções eleitorais para os 18.723 como informado anteriormente.

Carlos Sampaio ponderou, entretanto, que este número poderá ser modificado até o mês de agosto e, portanto, não é definitivo. "Pode haver um aumento do número de agregações nas seções porque ainda faltam 16 Zonas Eleitorais informarem a possibilidade de agregações", informou o secretário.

Urnas

Já estão nos depósitos do TRE do Ceará 22.177 urnas eletrônicas que estarão disponíveis aos 5.881.584 eleitores aptos a votar no Estado do Ceará. Hoje, por sinal, os administradores da Justiça Eleitoral começam a enviar para as sessões, as urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 3 de outubro, a começar pelos municípios de Uruburetama, Granja, Camocim e Chaval. Amanhã, um outro carregamento de urnas será encaminhada ao Interior do Estado

A expectativa, segundo o secretário, é que até o dia 3 de setembro todas as urnas já estejam entregues aos responsáveis pelas zonas eleitorais da Capital e do Interior. Atualmente, 13 zonas encontram-se localizadas na Capital, e 110 no Interior do Estado.

O orçamento de custeio da eleição de 2010 no Ceará está definido em R$ 12.197.000, para o primeiro e segundo turnos da disputa majoritária. Essa estimativa, disse Carlos Sampaio, quase sempre não é atingida porque os serviços contratados por meio de licitação reduzem o valor e há outro fator que pode reduzir o custo: a desnecessidade de segundo turno.

Esse total é composto com vistas a contratação dos veículos que ficam disponíveis a cada sessão eleitoral, gastos com combustível por estes veículos, diárias de funcionários terceirizados, gasto extra de energia elétrica e telefones, além da alimentação dos mesários.

Os gastos com diárias e horas extras dos servidores públicos do próprio TRE estão fora deste percentual e também engordam a fatura paga pelo povo para a realização de um dos símbolos maiores da democracia brasileira: a eleição dos representantes populares

Ozemar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário