terça-feira, 3 de agosto de 2010

Açudes com 56% da capacidade até dezembro


O período de estiagem e seca já traz preocupação para toda a população do Estado do Ceará. Em muitas localidades, os açudes que abastecem as comunidades estão, a cada dia, reduzindo a reserva hídrica. De acordo com assessor da presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro de Oliveira, o nível acumulado de armazenamento de água no Ceará nos reservatórios monitorados pela Cogerh é de 69,41%. "Fazendo uma simulação, acredita-se que, ao fim do mês de dezembro, esse percentual caia para algo em torno de 56%", disse.

Da capacidade total de armazenamento de água nos açudes, na Bacia do Acaraú, restam apenas 65,1%, conforme o boletim informativo disponibilizado no site da Companhia atualizado diariamente. Situação idêntica em todo Estado. Das 11 bacias hidrográficas do Estado, a que mais possui água armazenada é a Bacia do Alto Jaguaribe, com 79%; seguida da Bacia do Banabuiú, com 70%; e Bacia Médio Jaguaribe, também com 70%. As demais bacias estão com água reservada acima da metade, com menor acúmulo registrado até o momento para a Bacia do Litoral com 58%.

A Bacia Metropolitana, formada por 18 açudes, dentre os quais o Pacoti, localizado no Município de Horizonte, com capacidade de armazenamento de 1,3 bilhão de metros cúbicos, acumula, atualmente, 37,6% de sua cota máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário