terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ceará ocupa 2º lugar em número de doadores


De acordo com a Associação Brasileira de Doação de Órgãos (ABTO), o Ceará é o segundo estado com maior número de doadores do País. No último trimestre de 2009, a quantidade de doadores efetivos era de 11,2 por milhão da população, já, de janeiro a março de 2010, esse número subiu para 19,1. O Ceará só perde para São Paulo, com 22,6 doadores por milhão da população. Até o fim do ano passado, o Estado ficava abaixo de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Além disso, a ABTO destaca que apenas cinco estados realizaram transplantes de pâncreas no primeiro trimestre de 2010, incluindo o Ceará. De acordo com informações da Secretaria da Saúde (Sesa), o Estado passou a realizar transplantes de pâncreas a partir de novembro do ano 2009.

De lá para cá, foram feitas cinco cirurgias dessa natureza no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sendo quatro somente neste ano. A dona-de-casa Fernanda Lopes Tabosa, 27 anos, foi uma dessas cinco felizardas a receber um novo pâncreas, além disso também ganhou um rim. Ela conta que há 15 dias vê a vida de uma forma diferente. "Para mim, foi um presente, uma nova chance de continuar a minha caminhada. Pois, há 16 anos, eu sofria com diabetes e há três anos fazia hemodiálise. Essa pessoa foi um anjo na minha vida", disse Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário