sábado, 30 de outubro de 2010

Dengue mata mais 3 pessoas no Estado


O boletim semanal da dengue, divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), traz dois novos casos de óbitos do tipo mais grave da doença, a hemorrágica, no Estado, e mais um por complicações. No boletim da semana passada, havia um óbito por febre hemorrágica da dengue (FHD) e um único por complicações. Com isso, aumenta para nove o número de pessoas que morreram em decorrência da dengue em 2010. Os dois óbitos por FHD foram registrados em Fortaleza e o por complicações, em Maracanaú.

Até hoje, foram notificados 16.717 casos suspeitos de dengue, em 166 municípios. Desses, 10.159 confirmados em 114 municípios. Em Tauá, foram 1.352 casos. De FHD, ocorreram 50 confirmações, das quais três óbitos; e 56 casos de dengue com complicação, dos quais seis óbitos. Outros 18 casos foram descartados.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, o número de mortes por dengue não é significativo como o da violência no trânsito ou de outras patologias. "É lamentável, mas não é significativo". E quanto ao número de casos, Manoel Fonseca acrescenta que o Ceará está relativamente confortável neste ano, já que foram menos de dez mil ocorrências.

"Somente nesta época é que houve um aumento do número de casos porque, como está faltando água, as pessoas acumulam o líquido em depósitos, o que acaba gerando criadouros do mosquito", relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário