quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Presos rebelados matam quatro em cadeia no centro de Manaus

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas confirmou a morte de quatro presos na rebelião da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoal, localizada no centro de Manaus. O tumulto começou por voltas das 11h (13 h em Brasília) desta quarta-feira. Seis pessoas --três agentes social e três estagiários-- são mantidas reféns. 

A rebelião se concentra nos raios C e B, onde estão os presos acusados de homicídios e de tráfico de drogas. O motivo da rebelião é a disputa entre facções dos dois raios, diz a secretária. A cadeia tem uma construção radial, com eixos onde se localizam as celas.

Segundo o secretário da Justiça e Direitos Humanos, Carlos Lauria, a rebelião é motivada pela superlotação do presídio. São 828 presos para uma capacidade de 104.

"Essa superlotação causa esse ambiente de tensão, os presos do raio B invadiram o raio C", disse o secretário.

Ele afirmou que a cadeia Raimundo Vidal Pessoa deve ser desativada. Um novo presídio, com 568 vagas, está sendo construído para abrigar presos provisórios.

Desde 2007, o Sistema Prisional do Amazonas não registrava rebeliões nos cinco presídios de Manaus. A última aconteceu no Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade), quando dois presos foram assassinados por rivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário