quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fragmentos de sonda russa vão cair na Terra no dia 15 de janeiro


Autoridades russas afirmaram, nesta quarta-feira (4) que fragmentos da sonda Phobos-Grunt devem cair na Terra no dia 15 de janeiro. Ainda não é possível afirmar o local exato da queda. 

A sonda russa Phobos-Grunt foi lançada, em novembro, para a lua marciana Phobos para uma missão que duraria dois anos e meio.

A missão buscaria amostras do solo e retornaria a Terra. Mas ela ficou presa na órbita da Terra.

Entre 20 e 30 fragmentos  da  sonda - cujo  peso  total  é no  máximo de 200 quilos - não vão se  queimar na reentrada, e deverão se espatifar na superfície da Terra, alertou a Roscosmos  em  um  comunicado divulgado no mês passado.

Desde o lançamento  em  novembro, engenheiros  russos  e  da  Agência Espacial Europeia têm tentado, sem sucesso, tirá-la da órbita terrestre e mandá-la em direção à lua marciana Phobos.

A sonda pesa 13,2 toneladas e a maior parte de seu peso vem de uma  carga  de  combustível  extremamente tóxica. Especialistas alertaram que caso o combustível se congele, uma parte dele poderia  ser  derramada na Terra, representando um grande perigo se fosse lançado em áreas populosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário