quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vaticano decide expulsar três padres condenados por pedofilia em Alagoas

O Vaticano decidiu, na noite desta terça-feira (3), afastar definitivamente no ministério da Igreja Católica, os três padres alagoanos condenados por pedofilia em Alagoas. Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edilson Duarte ainda podem recorrer da decisão da Justiça alagoana, mas a Santa Sé decidiu excluir os religiosos de seus quadros de sacerdotes.

Segundo  o padre  Daniel Nascimento,  pároco  da Igreja  Santa Luzia, na   cidade  de  enedo, que foi licenciado pelo Vaticano para acompanhar o processo  de pedofilia em Alagoas,  a Santa Sé já  havia  comunicado aos padres da decisão de afastá-los, antes mesmo do processo civil ser concluído.

Desde o início do processo, logo após as denúncias de pedofilia, a Arquidiocese de Penedo já havia substituiído os padres em suas respectivas paróquias.

Condenação

No dia 19 de dezembro, a Justiça alagoana condenou os padres Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edílson  Duarte  pelo crime de  pedofilia, praticado  contra  três coroinhas. O monsenhor  Luiz  Marques  foi condenado a 21 anos de prisão e os párocos Raimundo e Edílson cumprirão pena de 16 anos e 4 meses.

Como os três já respondiam ao processo em liberdade, eles ainda não foram presos.

A sentença  foi  proferida  pelo juiz  da Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca, João Luiz de Azevedo Lessa. Além  da pena  de prisão, o monsenhor  Luiz Marques, de 83 anos, terá  que pagar  uma multa de 30 vezes um salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário