sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ceará não é contemplado com aumento de vagas em Medicina

Os cursos de medicina da Universidade Federais do Ceará (UFC) e de faculdades privadas ficaram fora da lista das instituições que vão ampliar o número de vagas até 2013. A decisão do Ministério da Educação (MEC) foi anunciada nesta sexta-feira (8)  no Diário Oficial da União.

Ao todo, serão abertas 2.415 vagas em 24 instituições pelo Brasil. Deste total, 1.615 vagas serão alocadas em universidades federais contempladas na portaria desta sexta. Outras 800 ficarão em escolas privadas.

“Nenhuma instituição cearense consta na lista do MEC porque há dez anos o Ceará se antecipou e inaugurou dois novos cursos no interior do Estado, um em Sobral e outro em Barbalha, ampliando, assim, os números de vagas”, explica o diretor do Curso de Medicina da UFC, José Luciano Bezerra.

Ainda de acordo com José Luciano, atualmente existem seis instituições, entre públicas e privadas, que oferecem vagas para o curso de medicina em todo o Ceará. Por ano, a UFC forma 160 médicos em Fortaleza, 80 em Sobral e 80 em Barbalha. O Ceará coloca no mercado 320 profissionais. As instituições contempladas com a ampliação de vagas no Nordeste têm uma média 160 médicos formados por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário