sábado, 31 de julho de 2010

Eleitor da Capital vai votar em urna moderna urna eletrônica

O Ceará vai receber 6.223 novas urnas eletrônicas, modelo 2009, que contam com novas tecnologias, as quais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda implantar para as próximas eleições. Uma das novidades é o armazenamento das informações contidas nas urnas através de pen drive, já que para as urnas antigas ainda se utiliza o disquete.

O secretário de Tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Carlos Sampaio, informa que essas novas urnas serão distribuídas para Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana. Ele pontua que todos os eleitores da Capital cearense já votarão no novo modelo de urna, sem qualquer diferença do processo de votação que aconteceu nas eleições municipais de 2008.

O secretário deixa claro que por enquanto, dentre as novidades que a urna modelo 2009 traz, a única que será utilizada nesta eleição é o armazenamento de dados em pen drive, segundo ele, um mecanismo mais moderno, confiável e estável para guardar as informações.

Carlos Sampaio pontua que provavelmente no próximo pleito, em 2012, todas as urnas já irão disponibilizar o uso do pen drive para o armazenamento de dados. Isso porque os disquetes já se tornaram obsoletos, mas segundo acrescenta, para alguns fabricantes, ainda há lucro em produzir esse material para o TSE na época de eleições. Contudo para os fabricantes que disponibilizam o equipamento leitor de disquete, segundo Carlos Sampaio, esse investimento já não vale mais a pena, por isso o TSE já trabalha com a ideia de modernizar o armazenamento de dados das urnas.

Armazenamento

Outra novidade trazida pelas urnas modelo 2009 é o compartimento de leitura para smart card, chamado de cartão inteligente. Ele assemelha-se a um cartão de crédito, contendo um chip responsável pela geração e o armazenamento de certificados digitais. Carlos Sampaio deixa claro que os leitores de smart card ainda não estão acoplados às urnas, mas afirma que elas já contam com o compartimento para receber esse tipo de leitor, visto que os títulos eleitorais podem se modernizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário