quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tremores levam medo a sobralenses

Sobral. Os moradores do distrito de Alcântaras e da sede voltaram a se surpreender com abalos sísmicos nos últimos dias. Pelo menos dois desses fenômenos, de intensidade 2,4 e 2,7 Mb na escala Richter, foram registrados pelas estações sismográficas espalhadas pela região do Jordão e Serra da Meruoca.

O primeiro, de escala maior, foi registrado na estação localizada na fazenda da Embrapa Caprinos, por volta das 21h30. Já o segundo ocorreu por volta das 22h46. O técnico em sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Eduardo Menezes, explica que esses eventos estão situados a oeste da falha geológica.

"Nós estamos instalando outros equipamentos de sismografia na região, para fazermos um melhor acompanhamento, e sabermos com maior precisão se está acontecendo alguma alteração na área estudada", disse Eduardo Menezes, responsável pela instalação dos sismógrafos. O primeiro deles foi instalado na fazenda da Embrapa, em Sobral e um dos últimos, implantado na terça-feira, está localizado em área entre as serras do Jordão e da Meruoca, na localidade de São Luiz.

"É difícil você se acostumar viver com essa situação, você não sabe quando será o próximo. Eu estava se preparando para dormir quando veio aquele som vindo do chão. Perdi o sono", disse a aposentada Maria Bernadete que mora no Sítio Espírito Santo, em Alcântaras.

De acordo com o técnico da Defesa Civil de Sobral, Marcos Costa, não há relatos de danos pelos moradores por conta dos tremores na região. "O único registro que chegou ao conhecimento foi a de algumas telhas, de um casebre localizado no Boqueirão, chegaram a cair, mas sem causar vítimas", disse Marcos Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário