quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Petrobras acha petróleo em águas profundas no Nordeste

A Petrobras informou nesta quarta-feira que a perfuração do primeiro poço em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas, no Nordeste brasileiro, identificou a presença de petróleo leve de qualidade semelhante ao das águas profundas da Bacia de Campos.

"Trata-se de uma nova fronteira exploratória. Foi confirmada a existência de grandes acumulações nas porções mais distantes dessa bacia, com volumes superiores àqueles encontrados nos campos de Guaricema e Dourado, em águas rasas", afirmou a estatal.

O poço, denominado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158), conhecido como Barra, está localizado no bloco SEAL-M-426 da concessão BM-SEAL-11, nordeste da sub-bacia de Sergipe, em profundidade de água de 2.341 metros, a 58 km da costa do estado de Sergipe.

A Petrobras detém 60% de participação no consórcio que opera no poço, e a IBV-Brasil, 40%. O poço 1-SES-158 testou depósitos em acumulação desenvolvida em área de aproximadamente 70 km². "O campo análogo mais próximo, Piranema, está a 90 km de distância. Do poço, ainda em perfuração, continuarão sendo obtidas amostras de reservatórios mais antigos e profundos."

Segundo a estatal, que não estimou volumes no comunicado, "as informações até agora obtidas são suficientes para atestar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas". O consórcio dará continuidade às atividades de exploração e aos investimentos, através da perfuração de outros poços pioneiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário