sexta-feira, 22 de outubro de 2010

150 possíveis casos da superbactéria são investigados no Ceará

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou que 150 possíveis casos da superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) estão sendo investigados no Ceará. De acordo com informações repassadas ao O POVO Online pela presidente do Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Sesa, Lia Fernandes, os casos são de pessoas que podem ter desenvolvido a doença este ano.

Ainda de acordo com Lia, os pacientes passaram por um longo período de internação ou ainda estão internados. "Na dúvida, os pacientes estão sendo tratados como se fossem (infectados). Ele estão usando a medicação apropriada e estão isolados", afirma Lia Fernandes. O tratamento contra a superbactéria é feito a base de antibióticos, como a polimixina b, utilizada em hospitais públicos e privados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza nesta sexta-feira, 22, em Brasília, uma reunião com microbiologistas e infectologistas de todo o País para discutir infecções hospitalares provocadas por bactérias resistentes a antibióticos. O encontro ocorre das 9h às 17h, na sede da Anvisa, no Setor de Indústria e Abastecimento.

A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário